Coach Executivo Empresarial

FORMAÇÃO DE COACH EXECUTIVO EMPRESARIAL
Sabemos que a incerteza é uma marca que caracteriza os tempos atuais. O que ainda estamos aprendendo é como lidar com esta incerteza. Crescimento versus sustentabilidade, global versus local, controle versus delegação, experiência versus juventude. As novas configurações da vida em grupo, instituições e empresas vem exigindo novas formas de relacionamento entre as pessoas no interior destes sistemas.
O mundo da empresa não é um ambiente homogêneo assim como a formação de pessoas para os cargos gerenciais não se dá apenas com sua formação técnica. Os futuros líderes que todos desejamos ter em nossas empresas, seja formando-os a partir dos talentos existentes seja conseguindo atrair do mercado, precisam ter competências técnicas, mas, sobretudo, precisam ter inteligência emocional e relacionam para gerir a si mesmo, sua equipe e a empresa que é um grande grupo de pessoas e outros ativos que necessitam de pessoas.
Quando a realidade do mundo empresarial era de certa forma estável e relativamente previsível, ascender aos cargos de liderança era fruto de persistência e constância de resultados. Hoje o cenário é incerto, como já foi dito por um sociólogo a mais de um século atrás: “tudo que é sólido desmancha no ar”. Como então preparar os melhores talentos para que em tempos de incerteza liderem?
Precisamos de pessoas com sólida formação técnica em suas áreas de atuação, mas precisamos de pessoas com capacidade de aprender coisas novas e com capacidade de reflexão sobre si e sobre o outro. O desafio é que os modelos tradicionais não formam estas pessoas.
Tenho me debruçado sobre estes assuntos da crise do mundo do trabalho a novas formas de organização e aprendizagem nas empresas. Nesta direção, como parte da minha formação busquei fazer Formação em Coach Executivo Empresarial. Pesquisei durante alguns meses sobre quais seriam as melhores alternativas disponíveis no Brasil. Cheguei a duas em São Paulo: Optei por fazer a formação com a Dra. Rosa Krausz. Considerando o curriculum da Dra. Rosa (Ex-professora da USP), sua vivência prática, sua maturidade teórica, autoria de livros entre outros me fez optar por tornar-me integrante de seu grupo na ABRACEM.ORG. Durante um ano desloquei-me de Salvador para São Paulo, uma vez por mês, para participar de um pequeno grupo por ela selecionado (sim, ela faz uma seleção) para onde mestra e sete aprendizes estudavam o que é ser COACH.
Muitas vezes cobramos da Dra. Rosa que ela realizasse novos encontros e curso de Formadores de Coach. Acabo de receber um e-mail dela com uma proposta de Formação de Coach Didata. Pessoas como a Dra. Rosa Krausz me fazem acreditar que possibilidades de superação dos desafios atuais apontam na direção da síntese, quando formos capazes, entre experiência com juventude, crescimento com sustentabilidade, global com local, controle com delegação.